As redes sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação que as empresas possuem com os seus clientes. Elas permitem que a comunicação ocorra de maneira mais rápida e direta, gerando uma conexão maior entre empresa e consumidor.
Resultados da Pesquisa Social Media Trends 2019 mostram que 6,2% das empresas estão presentes em pelo menos uma rede social, devido a necessidade de visibilidade possibilitada por este canal.
Tendo isso em vista, provavelmente você já sabe que sua empresa precisa estar nas redes sociais. Apesar de ser importante, para a maioria dos negócios isso ainda é um desafio.
No entanto, ele pode ser resolvido com uma equipe de comunicação também conhecida como Social Media. É essa equipe que irá planejar, criar, postar os conteúdos e analisar as métricas. Ou seja, serão responsáveis por atualizar e monitorar as redes sociais da sua marca ou empresa. Será que chegou a hora do seu negócio contratar?
A equipe de criação da Hipópotamo de Biquíni trouxe cinco indícios que irão te ajudar a descobrir.
1. Você não consegue vender na internet
Se as redes sociais são vitrines de produtos e serviços e as pessoas passam grande parte do tempo na internet, suas vendas precisam ser tão boas quanto eram apenas na modalidade presencial.
Você já deve ter ouvido que seguidores não pagam boletos, não é mesmo? Essa é a mais pura verdade. Não adianta muito se o perfil da sua empresa tiver muitos seguidores, likes e comentários se você não possui uma estratégia para alcançar as pessoas certas e converter seus seguidores em clientes.
Esses profissionais de social media são capacitados para criar e desenvolver ações que vão fazer com que os seus seguidores comprem de você. Além disso, poderão calcular o quanto você poderá lucrar com essas conversões.
2. Você tem dificuldade de atingir novas pessoas
Devemos lembrar que o número de seguidores não significa que você irá vender mais. Contudo, quando esse número diminui ou não aumenta, significa que há algo errado.
É preciso entender que as pessoas estão nas redes sociais para encontrar informações sobre as marcas que consomem. Ainda, que esse consumo só acontece porque existe uma conexão entre a empresa e o usuário, o que significa que você precisa postar mais do que apenas os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa, é necessário pensar em conteúdos de entretenimento.
Os profissionais de social media, aliados à pesquisa de público, irão desenvolver um calendário de conteúdos que são de interesse do seu usuário e para que exista uma frequência de postagens, que poderão variar com dicas, tutoriais, vantagens, promoções e outros assuntos.
3. Você está perdendo espaço para a concorrência
Um dos motivos para você estar perdendo para a concorrência é estar fazendo mais do mesmo, isto é, fazendo exatamente o que os seus concorrentes fazem.
Não é errado você observar as boas estratégias do seu concorrente e adaptá-las para você, mas o seu cliente deseja encontrar algo único na sua empresa. Com isso, você precisa entender o seu negócio, qual é o seu diferencial, e a mensagem que você deseja transmitir para o seu público.
Os profissionais de social media entenderão a sua persona, as necessidades dela e alinharão com o contexto de sua empresa, criando um conteúdo criativo que atenderá as expectativas dos seus clientes.
4. Você não sabe qual rede social usar
Ao contrário do que muitos empresários pensam, não é necessário estar em todas as redes sociais. Isso porque é praticamente impossível conduzir um negócio e ter frequência de conteúdos, fazer pesquisas, estar por dentro das trends do momento e responder todos os comentários, elogios, dúvidas ou críticas em todas as redes sociais.
Você deve contratar um profissional capaz de focar nas redes sociais que a sua empresa precisa estar. A equipe de comunicação é capaz de produzir conteúdos de qualidade, criar campanhas e trazer bons resultados, convertendo likes e seguidores em vendas.
5. Você não tem tempo para criar conteúdo
Às vezes você cuida do seu negócio sozinho, tem mil áreas para administrar na sua empresa. Precisa se dividir entre produzir, vender, cuidar do estoque, cuidar do administrativo, do relacionamento com o cliente, da limpeza, das entregas, da divulgação, das redes sociais … É muita coisa para uma pessoa só!
Nessas horas, um Social Media pode te socorrer. Depois de todo um estudo de mercado, a equipe de criação aqui da agência desenvolve a linha editorial e um calendário de conteúdo semanal atualizado de acordo com tendências do momento. Preocupamos com tudo, roteiros de vídeo, captação e o que mais precisarmos.
E, então, empresário? Identificou algum desses cinco sinais na sua empresa? Se sim, fale com a gente, clicando aqui.