Você que é empreendedor, nós temos uma pergunta para você: sua empresa está no ambiente digital?
Pois é, apesar de estarmos na Era Digital, algumas empresas ainda não adentraram nesse ambiente devido a sua complexidade ou por não saber dos benefícios e retornos que este meio pode trazer. Melhor dizendo, não se trata de benefícios somente mas de uma necessidade latente.
Um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros mostrou que o tempo que os brasileiros passam na Internet durante a semana cresceu.
Em média, as pessoas começam a se conectar às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13. Somado o tempo de todos os sete dias, em uma semana comum, o brasileiro teria passado 91 horas online. É muito tempo, não é mesmo?
Esse comportamento transformou o padrão de compra. Quando você passa um tempo na internet, você pode ser bombardeado de informações, seja de conteúdo informativo, até sobre eventos de empresas. Ficar conectado mudou a forma como nos relacionamos com as marcas.
Você se lembra de como se relacionava com as marcas antes da internet? Tirando as propagandas da TV, eram poucas vezes que as marcas impactavam seu público, seja por um anúncio na TV ou em uma revista.
Mas isso mudou! Hoje, ao abrir as redes sociais, como TikTok e Instagram, você encontra diversas marcas se adaptando e buscando formas de criar uma conexão com você, por meio de anúncios e do marketing de conteúdo. Estar conectado o tempo todo, como mostra a pesquisa, é um dos motivos pelos quais o marketing digital transformou a forma como as empresas promovem e comercializam seus produtos e serviços.
Desse modo, o Marketing Digital possui estratégias muito eficazes para gerar um alto retorno financeiro no seu negócio. Isso só é possível porque você consegue gerar visibilidade para sua marca, mensurar os resultados, segmentar os públicos e atraí-los, muitas vezes, de forma gratuita para o seu perfil/site, e o melhor, tudo por um bom custo-benefício.
Atualmente, os consumidores não se preocupam apenas com a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por uma determinada empresa. Aquele estilo de atendimento robotizado, frio, distante do cliente, não é mais interessante assim.
É importante oferecer um produto e serviço de qualidade, mas o que pode gerar ainda mais vendas é a forma como a sua marca se comunica com o seu público, é a capacidade de mostrar como sua empresa pode resolver o problema do cliente. E a internet é o meio onde o consumidor pode ter acesso a tudo isso na palma da mão.
O Marketing Digital é uma ferramenta que ajuda você a consolidar a imagem de sua marca, contribui na atração de clientes e na construção de relacionamentos duradouros.
Quais estratégias de marketing usar na minha empresa?
Marketing de conteúdo
Inicialmente, o Marketing Digital surgiu juntamente com a popularização da internet nos anos 90. Antes disso, existia uma comunicação direta entre as empresas, produtoras de conteúdo, e os canais de comunicação.
Com a democratização do acesso à internet, essa produção de conteúdo deixa de ser realizada apenas por empresas. De somente receptor, o público consumidor começou a fazer o seu próprio conteúdo falando sobre um produto ou serviço e dando suas opiniões de acordo com a sua experiência com uma marca.
Ao levar em conta de que relação de compra e venda mudou a partir dessa inversão no processo de produção de conteúdo, esse público passou a ser considerado um influenciador. Isso porque ao aliar suas experiências ao material produzido poderiam fornecer opiniões positivas ou negativas, as vantagens e desvantagens de se adquirir determinado produto ou serviço. Assim, tendo em vista que as empresas falavam de si mesmas e de seus produtos apenas de forma positiva, uma opinião baseada na experiência gerava maior credibilidade.
Ao dar voz ao consumidor, que antes não conseguia informações referentes a uma empresa, agora, ele consegue saber das experiências de terceiros. Ao pensar dessa maneira, o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia. Conteúdo, quando bem realizado, é uma ferramenta que poderá ajudar a expandir os limites impostos pela venda offline e ajudar a divulgar e comercializar aquilo que você deseja.
Essa estratégia vai permitir que a sua empresa seja proativa ao responder às perguntas de seus usuários. Além de responder questões da sua audiência, o conteúdo, em diversos formatos como (vídeos, textos, áudios), vai te ajudar a fornecer contexto diante das etapas da jornada de compra do seu cliente.
- Etapa da conscientização: seu potencial cliente percebe que possui uma necessidade. Aqui, seu conteúdo precisa deixar claro que há um problema importante que precisa ser resolvido;
- Etapa da consideração: seu potencial cliente vai determinar um caminho de ação para resolver seu problema;
- Etapa da decisão: seu potencial cliente se torna de fato seu cliente, uma pessoa que compra de você pois ele decidiu adquirir um produto ou serviço para enfim atender a sua necessidade.
Para entender na prática, vamos te dar um exemplo: imagine que você precisa de uma nova mochila resistente. A equipe de Marketing da empresa que você encontrou na internet pode ter publicado um artigo com os pontos que você precisa considerar para comprar uma boa mochila resistente.
Ao dar uma olhada nesse conteúdo, o potencial cliente é quem vai determinar se ele precisa da mochila que atenda aos critérios apontados no artigo. Logo em seguida, ele pode encontrar outro artigo, com uma lista de mochilas resistentes mais populares e seus preços.
Dessa forma, quando seu potencial cliente é orientado sobre esses fatores do produto, o processo de decisão de compra será feito mais facilmente. A orientação que a equipe de marketing ofereceu por meio do conteúdo da marca é que provavelmente vai resultar na compra.
Inbound marketing ou marketing de atração
Aqui não tem essa de nome complicado e estratégia que parece um bicho de sete cabeças. Mas isso aqui vai te ajudar muito a atrair mais pessoas para conhecerem e comprarem de você.
O marketing de atração tem a finalidade de conquistar a atenção dos seus potenciais clientes por meio da produção e compartilhamento de conteúdos que sejam úteis e relevantes para eles. Sabe aqueles conteúdos que você vê no Instagram, ou até mesmo no TikTok que te passam dicas rápidas e práticas? Um tutorial, algo pontual que você pode aplicar na hora e já te ajudar de alguma forma, é desse tipo de conteúdo que estamos falando.
E para fazer esse tipo de conteúdo, você precisa conhecer bem o seu público. Saber quais são os desafios que as pessoas enfrentam, as dificuldades, os desejos, ou seja, entender como o seu público se comporta. A partir daí, os conteúdos que você publicar vão ajudar a resolver esse problema e assim, você vai conseguir atrair atenção.
Redes sociais
Você viu que os brasileiros consomem bastante tempo na internet, não é? Pois é, os dados dessa pesquisa não param por aí. Ainda de acordo com o levantamento, os usuários passam, em média, 12 horas e oito minutos por semana assistindo vídeos no YouTube e 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram.
É por isso que é tão importante que a sua marca esteja presente nas redes sociais que fazem sentido para o seu posicionamento. Se os seus potenciais clientes passam bastante tempo no Instagram, por exemplo, sua marca também precisa estar lá.
É importante estar presente nessas redes, divulgando seus posts com base na estratégia de marketing de conteúdo. Aqui na agência, a equipe de criação passa por várias etapas para produzirmos posts que realmente vão trazer resultados e ajudar você a faturar mais.
Etapa 1: Briefing
Um documento que reúne todas as informações relevantes para o time de marketing criar um planejamento estratégico como: quais são expectativas do empreendedor, qual é o diferencial da marca dele, qual é a persona (o cliente que ele quer atingir), as metas que gostaria de alcançar, assim como saber quais são os serviços e produtos oferecidos pelo empreendedor.
Etapa 2: Pesquisa e discussão com a equipe de criação da Hipopótamo
Pesquisamos a fundo sobre o nicho do empreendedor (até para entender, nesse primeiro momento, como a audiência do empreendedor se comporta) e discutimos, com base em todas as informações que temos, qual será a melhor estratégia de conteúdo, formato, canal de comunicação, tom de voz.
Etapa 3: Hora de criar
Agora, nosso time de marketing coloca a mão na massa para criar conteúdo estratégico.
E qual é o próximo passo?
Nossa, parece ser muita coisa! Só que o time de criação da Hipopótamo não mente, é muita coisa sim e conhecer tudo isso é só o começo. Mas a gente te garante que quando as ações que te explicamos aqui são colocadas em prática, e sua empresa começa a colher os primeiros resultados, é algo muito surreal.
Se você entende como o Marketing é importante para o seu negócio mas mesmo assim não tem tempo para colocar todas essas dicas em prática, vem conversar com o time da Hipopótamo de Biquíni. Está na hora de investir no seu negócio, no seu empreendimento, que temos certeza, que você batalhou muito para que ele saísse do papel.
Dê o primeiro passo na sua evolução. É só falar com um de nossos especialistas aqui!